Livro de Resenhas | Veio ler? Não se contenha

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Vamos questionar? #1 Tempo e destino

Tempo e destino

"Todos são arquitetos do destino, vivendo nessas paredes de tempo, então não se lamente pelo passado. Ele não voltará de novo." - Henry Wadsworth Longfellow



Quem nunca passou por aquela situação desconfortável, onde teve que pôr alguém em sua frente, mesmo precisando mais? A vida dura e injusta continua a nos testar, maculando nosso tempo com suas artimanhas, incrementando à beleza do universo seus jogos do destino. Mas o destino, será verdade? Realmente, deve-se acreditar que a vida é algo premeditado, pelo qual não há direito de mudar? “O tempo e o imprevisto sobrevém a todos”, tem sido um texto bíblico o qual tenho questionado (Eclesiastes 9:11). Não faço desta uma leitura religiosa, todavia, humildes palavras um tanto filosóficas.

Vamos guardar um pouco o destino e falar sobre tempo. Sim, uma grandeza física de difícil compreensão, dito por muitos uma quarta dimensão. Uma grandeza incompreendida, sem definição. Será este o amante do destino, controlando nossas vidas durante um longo caminho? Bom, não sou de tanto um físico, muito menos um filósofo ao vir citar tais palavras, porém, as teorias do universo vêm me comovendo de uma forma surpreendente, mostrando infinitas possibilidades, as quais nem sonhamos em provar. Será que andamos numa fita já gravada e vivida sem podermos mudar de direção?

Acredito no famoso “efeito borboleta”, onde a cada escolha diferente que fazemos – a qual geraria um futuro diferente sendo feita de outra forma –, é criada uma linha temporal paralela à nossa. Mas, vamos fazer um link à algumas crenças, não minhas, no entanto um tanto polêmicas. Reencarnação: fato ou não? Bom, como toda doutrina, é claro que a reencarnação tem uma base forte, mas como toda coisa desconhecida e improvada na natureza, continua a ser apenas uma teoria. Em meus estudos, tenho notado que ela é cada vez mais impossível, afinal, ciência e Bíblia tem tido grande afinidade ultimamente, mostrando que “qualquer semelhança é mera coincidência”. Genes, cromossomos, cor dos olhos, pele, cabelos: passados de pessoa em pessoa; uma hora iria nascer alguém bem parecido com seu bisavô, ou mesmo um tio falecido. Como haverá a ressurreição se as “almas” estão sendo reutilizadas num eterno ciclo? E ainda mais, ligando ao tempo, como seria possível reencarnar em meio a diversas linhas temporais? A resposta não cabe a mim, mas à sua capacidade de questionar e pesquisar.

O que será que nos move a continuar nossa jornada em um sistema desigual, numa verdadeira bagunça? Imagino se aqueles que acordaram ainda mantém sua sanidade. Mesmo nos questionando sobre algo irrelevante como destino, alguns ainda percebem que sim: ele existe. Não como sua pura definição, mas como uma trilha montada por aqueles que, normalmente, não têm direito algum sobre ela. Fica a pergunta: questionar e mudar ou aceitar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário