Livro de Resenhas | Veio ler? Não se contenha

sexta-feira, 10 de julho de 2015

III Encontro de Ciências do Universo



Então pessoal, há pouco tempo descobri minha grande paixão pela Física - não aquela coisa chata do ensino médio, mas as teorias. Fui com o, já conhecido por vocês, Garoto do Blog (Hélio de Oliveira), no sábado, dia 04/07 a um evento um pouco longo, começando às 9h e terminando às 19:30h, mas valeu cada minuto.
Ocorreu no Colégio e Faculdade Souza Marques e, claro, não podia faltar propaganda em troca do patrocínio. Na primeira palestra, o Dr. Armando Bernui falou sobre Cosmologia Observacional, onde conhecemos os pais da Cosmologia atual, como Copérnico e Galileu. Pensamos em perguntas intrigantes, como: "O Universo, como ele é?", "Sua idade: finita ou infinita?"; questões as quais, quem ousa tentar esclarecer, é taxado como mero filósofo. A propósito, aquele homem parecia estar falando com um ovo na boca, com um sotaque português super estranho! Minha gente, não entendi metade da palestra. Tivemos que aguçar os ouvidos para ouvir 32% do que ele dizia. A seguir, a famosa Teoria de Tudo, também chamada Teoria das Cordas, que visa unificar a Mecânica Quântica à Gravitação Universal de Newton. Este, ao menos para mim, foi o melhor tema do dia. Senti falta de outras teorias, como a Teoria do Multiverso, no entanto, isso não fez com que a palestra caísse de nível, visto que aprendemos diversas coisas novas que não são facilmente encontradas em uma pesquisa simples na internet.  

Vamos falar da "briga" entre os três palestrantes da mesa-redonda. Gente, o que foi aquilo? Bom, vamos ter um gostinho do momento com os três patetas. Tudo começou com nosso amigo, senhor de idade à direita, falando sobre o universo. Fazia afirmações que deixavam o professor de filosofia (o segundo da esquerda), "p da vida", como: "esses antigos filósofos achavam que sabiam algo sobre o universo, quando apenas estavam querendo atenção". Quando vimos o olhar sedento por sangue do filósofo, sabíamos que a treta iria começar! Ele simplesmente pegou o microfone e disse: "Devemos ser menos prepotentes e evitar achar que somos donos da verdade. Não somos Deus para dizer o que é e o que não é, certo?". O velho físico não respondeu, mas ficou com a cara fechada enquanto ouvia cada vez mais. Não vamos deixar de fora o grandão da camisa azul à esquerda, que chamou o filósofo de ridículo - claro, indiretamente -, pelas palavras ditas ao seu amigo de idade. 

Vamos pular esse pequenino desentendimento e uma grande parte das palestras agora, para falar da principal, a Mulher das Estrelas


A Dr. Duilia de Mello foi a palestrante mais bem-sucedida e carismática de todos, ela é bem didática e dinâmica, não deixou em momento algum a palestra ficar entediante. Cheia dos Pós-Doutorados, ela é a astrônoma mais famosa do Brasil, com reconhecimento mundial, trabalha na NASA, descobriu a supernova SN1997D e as bolhas azuis, e é, principalmente, a brasileira por trás do projeto: Associação Mulher das Estrelas A.M.E, onde propaga a ciência não para grandes intelectuais, mas para mero mortais como você e eu.

Finalizando por aqui esse relato do nosso grande dia, vejam um pequeno trecho da palestra sobre a Teoria das Cordas, uma série de fotos do evento e, claro, não poderia falar a fotinha com a Dr. Duilia!















Um comentário: