Livro de Resenhas | Veio ler? Não se contenha

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Resenha de Shokugeki no Souma



Nome(s) Alternativo(s): 食戟のソーマ

Tipo: Mangá/Anime
Autor: Tsukuda Yuuto e Morisaki Yuki
Desenho (Art): Saeki Shun
Categoria(s): ação, ecchi, escolar, shonen
Ano: 2012

Sinopse:
O sonho de Souma Yukihira é se tornar um chef de primeira no restaurante de seu pai e superar suas habilidades de culinária, mas assim que se gradua no ensino fundamental, seu pai, Jouichirou Yukihira, fecha o restaurante para cozinhar nos Estados Unidos. Embora oprimido, o espírito de luta de Souma se reacende pelo desafio de Jouichirou no qual é sobreviver numa escola de culinária de elite onde apenas 10% dos estudantes se graduam. Poderá Souma sobreviver?


Resumo:
Shokugeki no Souma trás a história de Yukihira Souma, um estudante do ensino fundamental, filho do chef Yukihira Jouichirou que sonha em superar as habilidades gastronômicas de seu pai. Ambos vivem se desafiando, sendo que Souma nunca venceu seu pai. Certo dia, Jouichirou resolve fechar o restaurante e ir trabalhar nos Estados Unidos, mandando Souma para uma escola de culinária de elite, dita a melhor do Japão. Lá, ele encontrará diversas dificuldades, mas as irá superar, uma a uma. No decorrer do mangá/anime, vemos seu constante crescimento, disputando com os mais fortes concorrentes pelo melhor prato. Então, vamos ler/assistir?
Comentário: 
Oi? Como assim acabou gente? Não consigo acreditar... Com certeza um dos melhores da temporada passada, teve uma baixa aceitação no Japão, com poucas vendas de BD/DVDs, embora a venda de seu mangá esteja em alta,  quase sempre entre os 10 mais vendidos da Shonen Jump. Realmente foi uma perda não receber a tão aguardada notícia de segunda temporada, que até Kyoukai no Rinne prometeu. Sou obrigado a continuar sua história apenas pelo mangá, o que não é lá tão ruim.


Resenha:
No início ele se mostrou um tanto fraco, sem muito a declarar. Claro, não poderíamos esperar muito dele estando ao redor de gigantes como DanMachi e Owari no Seraph, mas aos poucos ele foi mostrando um enredo muito superior quando comparado aos demais, traçando uma história sem o protagonismo clichê, onde o personagem principal sempre tem algo que o faz ganhar super poderes inimagináveis, dá uma reviravolta e vence no final. 

Trata-se nada mais, nada menos, que da história de Souma, seguindo sua vida após o fechamento de seu restaurante, se arriscando na melhor escola de culinária do mundo, bem, já disse isso, então vamos parando por aqui. A ambição de Souma desde o início é alcançar seu pai, desafiando-o desde os melhores pratos aos terríveis testes falhos (Lula com iogurte, por exemplo). É basicamente, como muitos dizem, uma mistura surreal de comida e peitos! Não, não é um ecchi, mas chega bem perto disso. 

Não vou falar sobre as características dos personagens, pois são muitos e muito complexos, aqui vai mais um ponto para a individualidade de cada um, dando foco não só ao principal, mas àqueles ao seu redor. 

Vamos falar um pouco sobre o romance? É... não há romance algum na série por parte do protagonista, no entanto, damos destaque à "Nikumi", à Tadokoro Megumi e, mesmo que queira tentar negar o óbvio, Nakiri Erina. Eu shippo Sogumi (Souma e Megumi) com toda certeza! Esperava ver o desenrolar disso no anime, maaaaasss... O que fazer, né? 

A surpreendente força de vontade e amor pela culinária são os pontos fortes de Souma, que pensa em seguir em frente conhecendo e dominando as inúmeras técnicas e pratos culinários, talvez até mesmo siga os passos de seu pai, aventurando-se pelo mundo e conhecendo os mais variados gostos e sabores que um bom prato de comida pode mostrar. 

Falando um pouco do nome do anime na íntegra, Shokugeki no Souma, em inglês Food Wars mostra seu foco nas batalhas entre os estudantes, dos quais os melhores deles se encontram na Elite dos Dez. As batalhas intensas - ou não - trazem algumas cenas um tanto indecentes, que faz alguns levarem o anime à categoria Ecchi, quando nada mais é que a demonstração de pureza do corpo enquanto atingido pela força do sabor (hahahahahaha, é o que quem viu o anime ou leu o mangá jamais poderia aceitar, mas o que custa enganar o leitor um pouquinho? Infelizmente a coisa não é só com peitos, afinal, os avaliadores podem ser tanto mulheres quanto homens.

Fica por aqui a minha resenha de hoje! Em breve sai mais uma resenha de outro anime dessa temporada. Caso tenham sugestões, deixem nos comentários. Aaah! Não se esqueçam de curtir, clicar no +1 e compartilhar se gostaram da resenha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário