Livro de Resenhas | Veio ler? Não se contenha

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Vamos questionar? #2 Suicídio: vale a pena se arriscar?

Após muito tempo isolado do mundo, preso nas colinas para estudar, cá estou de volta, ainda não com tudo, pois Enem ainda vem aí, mas poderão contar mais com a minha humilde presença no blog.


Hoje, queria falar sobre um assunto muito recorrente: suicídio. Diversas questões psicológicas e emocionais tomam posse da mente da pobre pessoinha e a leva a se matar. No entanto, algumas causas do suicídio são tão ridículas, que nem valem a pena. Em tempos remotos, no Japão, os samurais que traziam desonra ao seu nome, deveriam cometer "seppuku" (suicídio pelo corte do estômago com uma faca); eles preferiam morrer honrados que viver sem honra. Mas ainda assim, sempre havia os que não cometiam seppuku e passavam a trabalhar secretamente. Sim, esta é a verdadeira história do surgimento dos ninjas. Sem honra, trabalha para quem lhe oferece mais dinheiro e bens, um fato que lhes associa aos gatos hoje em dia. 

A que ponto chegamos com isso? O simples fato de que, mesmo sem honra, o que para os samurais era muito pior que a morte e qualquer outra coisa pior que se possa imaginar, muitos seguiram em frente, aceitando a desonra e se agarrando à única vida que tinha ou teria algum dia. Nos tempos de hoje, vemos o suicídio já como algo do dia-a-dia, as pessoas simplesmente o cometem e é problema delas; assim como quando se fala de bandidos, como se eles tivesses tido uma educação melhor ou estivessem inclusos num ambiente social o qual não os propiciasse à vida do crime. O caso é que o suicídio vem sim de um distúrbio psicológico, que pode ser momentâneo ou não. Afinal, a primeira tentativa falha de suicídio pode com certeza resultar em segundas tentativas. 

Mas, vamos tentar entender alguns dos motivos um tanto... ilógicos, quando os relacionamos com o valor de uma vida: 
1º Amor - Ok, esse é o que mais se vê nos dias de hoje. Não há mais Getúlios que se matam para manter sua honra, mas molequinhas na maioria das vezes que nem chegaram a viver a vida, entregando-se de bandeja à doce escuridão da morte. Realmente vale dar a vida por uma traição do parceiro ou mesmo por um chute na bunda? Qual o sentido disso? Eu mesmo não sei...
2º Pobreza - A miséria é um problema que até hoje é visto no mundo, graças à sociedade capitalista e sua péssima distribuição de renda e alimentos. Não que eu prefira o socialismo, mas ao invés de surgir no mundo o tal socialismo de mercado, por que não aparece um capitalismo social? Não bastasse a fome para tomar a vida dos carentes, muitos desistem facilmente de suas vidas, pensando não ter escolha. Lembrando que não falo a nível nacional, mas mundial! 

Acho que apenas dois são suficientes para desencadear o restante, certo? Hoje em dia, o que valeria mais que uma vida? Não digam a vitória do país numa guerra, pois tal sentimento patriotista é quase doença (eis que vemos mais um distúrbio psicológico para se cometer suicídio) A vida é uma só. Reencarnação? Ir para o céu? Ir para o inferno? Nada disso vai acontecer. Sem querer entrar no assunto religião, mas já entrando, os que ainda duvidam, leiam Eclesiastes 9:5, 6 e 7; Salmos 37: 11, 29 e Apocalipse 14:1-5.

Desde já, foi um prazer voltar à ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário