Livro de Resenhas | Veio ler? Não se contenha

sexta-feira, 6 de março de 2015

Historia I - Antiguidade Oriental (Mesopotâmia)

     Os povos mesopotâmicos eram politeístas, o que não é muito comentado é que esse fato se deve à:
1 - Da mesma forma como adoramos somente a Jesus (monoteístas), somos gratos por ele ter dado sua vida para nos resgatar do pecado, nossa sobrevivências dependeu disso.
2 - Sabendo disso, a sobrevivência dos Mesopotâmicos se deviam a cheias dos rios Tigre e Eufrates, que fertilizavam o solo tornando-o propicio a agricultura, mas para uma plantação dar certo é necessário o sol, o vento e vários outros fenômenos naturais. A sobrevivência deles, por terem uma economia agropastoril, dependia de vários elementos da natureza, ou seja, eles adoravam a vários deuses. ( deus do sol, da água...)


     As cidades mesopotâmicas não eram unificadas, mas eram independentes embora amigas, o que podemos chamar de Cidades-Estados. As principais decisões politicas eram feitas pelos sacerdotes nos templos ou nos Zigurates e pelos Patésis, os chefes políticos. Um Patési era considerado representante dos deuses na terra, e com isso ele tinha o dever de interpretar o divino (sonhos, mistérios...) Além de um chefe militar que defendia a cidade, além disso administrava a coleta de impostos, a distribuição de terras controlado pelo Estado e a distribuição de trabalhos, como muralhas, templos, palácios e administração de obras hidráulicas. Já o sacerdote estava ligado intimamente as relações religiosas de culto aos deuses, e com isso administravam as ofertas dos fieis ( terras, produção agrícola, animais...) 
       Com os Sumérios ocupando a Mesopotâmia, houve um desenvolvimento politico, causado pelo Sargão I que gerou a primeira tentativa de unificar a Mesopotâmia, gerando um império com a cidade de Akkad sendo o centro dele, com a morte de Sargão e após muitas invasões o império desmembrou-se.
      Um tempo depois o rei babilônico ou Amorita Hamurábi submeteu a Mesopotâmia a seu controle, sua importância foi que ele foi o primeiro legislador da história, com sua elaboração do código de leis chamado Código de Hamurábi, baseado na lei de talião: Olho por olho, dente por dente. O principal objetivo da lei de talião é diminuir a violência, como poderia eu diminuir a violência dizendo que você pode bater se te baterem? Por medo, temos evidências claras que medo não diminui a violência. Tal lei queria que revidássemos na mesma medida, da mesma forma. Agora eu pergunto: Se você levasse um soco, seria você capaz de socar na mesma proporção a outra pessoa, levando em conta a fúria, o ódio? Obviamente não! Hamurábi queria a conscientização dos povos e não impor medo.
     continua....


Nenhum comentário:

Postar um comentário